SEJA BEM VINDO A NOSSO BLOG!


O DESEJO DE DEUS É QUE NÓS SEJAMOS NA TERRA O BOM PERFUME DE CRISTO, A LUZ EM MEIO AS TREVAS. SERVOS FIÉIS. VASOS CHEIOS DA UNÇÃO E QUALIFICADOS PARA SERMOS USADOS PELO SANTO ESPÍRITO DE DEUS. VOCÊ PRECISA SER UM VASO PARA HONRA.
"QUEM A SI MESMO SE PURIFICAR DESSAS COISAS SERÁ VASO PARA HONRA SANTIFICADO E ÚTIL AO SEU POSSUIDOR..."2 tIM. 2.21

quinta-feira, 14 de julho de 2011

VASO PARA HONRA



No segundo livro de Timóteo capítulo 2.14-22 o apóstolo Paulo escreve ao jovem Timóteo preocupado em instruí-lo a ser um servo de Deus verdadeiro e usa a analogia do vaso de barro dizendo “ Ora, numa grande casa não há somente utensílios de ouro e de prata; há também de madeira e de barro. Alguns, para honra; outros, para desonra.” Nos tempos atuais, quando os escândalos têm se multiplicado, Deus chama a sua Igreja à escolha de uma vida de santidade. Assim como o jovem Daniel (Daniel 1.8), precisamos nos determinar firmemente em nossos corações que não iremos nos corromper com as iguarias prazerosas e o vinho inebriante desse reino de pecado, do qual a Palavra declara que jaz no maligno.
No verso 15 de 2 Timóteo capítulo 2 Paulo conclama a Timóteo: “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.” Com estas palavras o apóstolo nos da a perspectiva de vida de um cristão fiel, que vive como um vaso para a honra da glória de Deus. Mas, por que a analogia de um vaso?
A Teologia Reformada afirma que o homem foi criado com um propósito, o de viver para a glória de Deus e gozá-lo eternidade em comunhão e intimidade e isto nos remete ao Gênese, quando o Senhor, a Luz perfeita e soberana, cria o Vaso (Kli, em hebraico). O Kli é algo que tem a capacidade de conter uma substância. Ele tem limites. E assim como o soprador de vidro cria um vidro para reter a água ou outras bebidas, o Vaso é criado para conter algo dentro dele, que dê prazer.
O Vaso é criado de tal modo que seja perfeitamente adequado para cumprir esta finalidade. Em outras palavras, o Vaso é o desejo de receber prazer de uma maneira perfeita. Para entender a relação entre a Luz e o Vaso, a pessoa pode pensar num selo e a impressão que ele faz.
Uma analogia pode ser ainda mais simples se imaginarmos que estamos numa praia. Se pressionarmos nossas mãos na areia molhada e, em seguida, retiramos as mãos, deixaremos boas impressões de nossas mãos. Se a areia for fina o suficiente, poderemos ver até mesmo as linhas da palma da mão sobre a impressão.
A Bíblia nos diz que Deus criou o homem à Sua imagem. É exatamente a isso que eu me refiro. O Vaso é projetado exatamente dessa maneira, onde o Vaso, este desejo de receber prazer, se une perfeitamente com a Luz que o preenche completamente e o agrada.
A Luz em si tem uma característica única, um atributo, que é agradar, deleitar, dar prazer. O atributo do Vaso é exatamente oposto: é o desejo de receber, o desejo de experimentar o prazer. Assim, a Luz cria o vaso e, em seguida, preenche-o completamente. Porém, quando o Vaso está cheio, ele não só sente prazer, como também sente como o Doador se parece (como Ele é); ele sente o atributo de doação do Doador. Por isso, Paulo afirma inspirado pelo Espírito Santo que “se alguém a si mesmo se purificar destes erros, será utensílio para honra, santificado e útil ao seu possuidor, estando preparado para toda boa obra.”
Deus nos fez como seu Kli, seu vaso, e como tais precisamos cumprir nossa missão, sermos cheios de Deus para transbordar e abençoar outras vidas escolhendo, dessa forma, uma vida com propósito. Escolher ser um Vaso para honra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUE TIPO DE VASO VOCÊ TEM SIDO?

QUE TIPO DE VASO VOCÊ TEM SIDO?